segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Carnaval 2017 da Zona Sul do RS

A escolha dos julgadores responsáveis pelas notas das agremiações do Carnaval de Arroio Grande foi feita pelas entidades carnavalescas, como no ano de 2016 esta incumbência ficou a cargo das Escolas de Samba que optaram por manter a empresa que atuou no carnaval passado.
Nesta semana, na sede da Secretaria de Cultura as Escolas de Samba tiveram a oportunidade de reunir-se com os representantes da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro
Conforme acordado entre empresa julgadora e Comissão de Carnaval este ano será feira a apresentação dos jurados e de seus respectivos currículos e do quesito que o mesmo ira avaliar. Tal apresentação será feita ao grande publico através do sistema de som da passarela antecedendo os desfiles oficiais, este resumo de cada jurado será disponibilizado as rádios e imprensa local se as mesmas o solicitarem.
“Esta é uma maneira de mostrarmos a comunidade o quão capacitados são os jurados que vêem avaliar nossas agremiações” enfatizou o Secretário de Cultura Cláudio D’Ávila.
Já Daniel Amaro responsável pela Cia. De Dança Afro ressaltou “Ponto para Arroio Grande em manter o Carnaval são mais de 400 cidades no estado e pelo que estou sabendo apenas 3 cidades irão realizar o Carnaval com desfile competitivo e dentre elas estão vocês, com um carnaval único, não percam nunca esta identidade que já e cultural, o Executivo Municipal e as Escolas de Samba estão de parabéns por conseguirem chegar em um consenso e manter a maior festa popular do Brasil viva aqui.

Surgida no ano 2000 como companhia de dança, a Cia. Afro Daniel Amaro, que leva o nome de seu idealizador, coreógrafo e diretor artístico, sempre desenvolveu atividades essencialmente relacionadas à cultura afro brasileira, sendo o Carnaval um dos principais viés por ela explorados.
Há 16 anos a Cia. oferece serviços direcionados ao carnaval em suas mais diversas manifestações. O trabalho oferecido pela Companhia vai desde aulas de samba no pé para passistas e para candidatas à Cortes de Carnaval, criação de coreografias para Comissões de Frente e alas de passo marcados, workshops de Mestre-Sala e Porta Bandeira e Porta Estandartes e julgamento de carnaval de rua (cortes, escolas de samba de todas as categorias e blocos).
A partir de 2005, após uma vasta experiência adquirida em escolas de samba locais, bem como no ramo de consultaria em assuntos de carnaval, coordenação e gestão da festa popular vinculado à Prefeitura Municipal de Pelotas, a Cia. passou a ampliar seu trabalho criando um serviço especializado de preparação, capacitação e seleção de jurados de carnaval.
Desde então, anualmente atende há pelo menos três cidades durante o carnaval no que diz respeito a julgamento de escolas de samba, blocos e bandas carnavalescas, uma vez que contém em seu banco de dados mais 60 profissionais cadastrados das mais variadas qualificações que vão de encontro ao necessário para a avaliação dos quesitos de carnaval.

Do Serviço Oferecido
Focando na profissionalização do Carnaval, mas sem esquecer o cunho popular originário do evento é que a Cia. de Dança Afro Daniel Amaro busca habilitar profissionais que além de atenderem ás qualificações necessárias ao julgamento de cada quesito devam impreterivelmente ter alguma experiência em carnaval.
Para tanto, a seleção se dá inicialmente através de envio de currículo e entrevista individual. Num segundo momento os selecionados são convocados para o curso preparatório, passando inclusive por testes. Do resultado deste, se dá a formação do cadastro.
Tão logo se tenha a confirmação das cidades a se trabalhar, os coordenadores são direcionados aos municípios para coletar todas as informações e características do carnaval desenvolvido na localidade, para então recrutar os avaliadores que mais se enquadrem ás características exigidas pelo município, desta forma, os selecionados passam mais uma vez por uma preparação, esta mais específica

Nenhum comentário:

Postar um comentário